Projeto de Extensão CEALD-Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: o desafio da equidade na formação de professores de línguas
Este é um projeto de extensão que busca a equidade no curso universitário de Letras. Não adianta garantir acesso à universidade, sem que todos tenham condições iguais. Há de se (pelo menos tentar) retirar as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de forma "razoavelmente" igualitária. Para tanto, buscamos usar tecnologias digitais, para auxiliar nesse processo de aprendizagem de idiomas. Adotamos uma abordagem colaborativa, seguindo a teoria sociointeracionista, e buscamos a autonomia destes graduandos, procurando respeitar seus estilos de aprendizagem e desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes.
Se trata de uma pesquisa-ação participante que pretende responder às seguintes perguntas:
- Como formar professores reflexivos que conseguem unir pesquisa a sua prática pedagógica? E que saibam influenciar positivamente no processo de busca por autonomia do educando?
- Quais estratégias de aprendizagem podem ser consideradas eficazes no processo de aprendizagem de idiomas, para a geração considerada conectada?
- Como usar as tecnologias digitais para conseguir resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem de idiomas?
- É possível diminuir os índices de repetência e evasão dos alunos dos primeiros anos do curso de Letras, mas ao mesmo tempo fazer com cada um desses graduandos se torne o principal ator na busca por uma melhora em seu processo de aprendizagem?
Para tanto, buscamos desenvolver as seguintes ações: (a) organizar encontros com grupos de alunos que apresentam dificuldades no aprendizado de línguas estrangeiras; (b) reconhecer estilos diferentes de aprendizagem e buscar desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes para o aprendizado de idiomas; (c) promover discussões sobre aprendizado de idiomas; (d) buscar e/ou desenvolver webquests, sites ou comunidades virtuais que possam facilitar o aprendizado de idiomas; (e) organizar atividades promovendo uma melhora no aprendizado de idiomas; (f) desenvolver pesquisas sobre a influência das novas tecnologias no aprendizado de idiomas; (g) publicar artigos e livros relacionados ao estudo; (h) organizar e participar de eventos relacionados ao desenvolvimento de professores de idiomas.
Como resultado de nosso projeto, esperamos melhorar o desempenho linguísticos dos alunos de Letras recém-chegados à UERJ, e formar professores com olhares mais críticos em relação a utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de idiomas.
Alguns de nossos cursos:
- CEALD MOOC Camps (6 semanas) - Em parceria com RELO Office (Embaixada Americana)
- Conversation Club - Inglês (30h) - alunos de Língua Inglesa (UERJ) e professores da rede pública ou privada que queiram se atualizar.
- Lire Ensemble - Francês (30h) - alunos de graduação de Língua Francesa (UERJ)
- Oficinas de Produção Escrita - Português - Detalhes: em breve
- Teaching English to Young Learners (20h) - alunos universitários e professores que atuam em projetos bilíngues
Professora Coordenadora: Janaina da Silva Cardoso
Alunos de graduação que atuam no projeto neste momento:
Bolsista de Estágio Interno Complementar: Juliana Loretti Mariano da Silva
Bolsista de Extensão (Formação crítico-reflexiva de professores): Ana Beatriz Morais de Souza
Bolsista de Extensão (CEALD): Maria Eduarda Oliveira Avellar
Bolsista de Iniciação Científica: Louise Helene da Silva Nobrega
Voluntária de Iniciação Científica: Flavia Brandão Costa Vaz
Estagiária Voluntária do Proiniciar: ---
Estagiária de Iniciação a Docência: Marianna Gomes de Mesquita Bianchi Baylo
Bolsista Proatec (LICOM): Dayana Pereira da Silva Ferreira
Professores participantes do projeto:
Alejandra Judith Josiowicz
Alexandre Mendes Correa
Aline de Souza Ritto
Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano
Bianca Walsh
Carlos Eduardo do Prado
Cintia Regina Lacerda Rabello
Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva
Deborah Gutierrez Tavares
Fernanda Vieira de Sant'Anna
Gysele da Silva Colombo Gomes
Helena da Conceição Gonçalves
João Marcos Reis Farias
Livia Cristina Eccard Pinto
Luísa Leite Santos de Freitas
Marcela Iochem Valente
Maria Ruth Machado Fellows
Mariana da Costa Valim
Michelle Valadão Vermelho Almeida
Mônica de Medeiros Villela
Naira de Almeida Velozo
Patricia Bertoli Dutra
Patricia Helena da Silva Costa
Renata Lopes de Almeida Rodrigues
Renata Suraide Silva da Cunha Branco
Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke
Rodrigo da Silva Campos
Roza Luiza Caiado de Castro Accioly
Wellington Couto de Almeida
Alunos (Ex-alunos) de pós-graduação que participam do projeto:
Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara
Ana Beatriz Simões da Matta
Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa
Cassandra de Oliveira Rodrigues
Claudio Ricardo Correa
Daniele Alves Ribeiro
Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro
Flavia Elisa Cardoso de Souza
Flavio de Souza
Glaucia da Silva Morais Acioli de Lima
Juliette Rodrigues Vasconcellos
Layse Henrique da Costa Kitagawa
Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira
Luciana Maria da Silva Figueiredo
Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca
Paula Cristina Rangel da Costa
Paulo Roberto de Lima Lopes
Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca
Rafael Conceição Falcão
Raquel Freitas de Lima
Renata dos Santos Costa
Tessi Carvalho da Silva
Victor Gil Mazzoleni Reis
Viviane da Costa Bastos